Você se beneficia lendo autores com os quais você nem sempre concorda?
O que segue é uma transcrição editada de áudio
Existe algum autor – ou algum livro em particular – de quem você discorda e que você gosta de ler, ou que te desafia, apesar das duas discordâncias com ele?
Bem, sim, todos eles! - exceto a Bíblia. Nunca li um autor com quem eu concordasse em tudo.
Tenho sido bastante influenciado por C.S. Lewis, e ele tinha uma visão comprometida das Escrituras. Se você ler seu livro sobre os Salmos, verá que a forma como ele entendia a inerrância da Bíblia não era boa.
Lewis é hesitante sobre a soberania de Deus na conversão. Você lê um trecho e ele parece um Calvinista; lê outro e ele não parece. Mas Lewis tem muito para dar.
Beneficiei-me do católico Romano G.K. Chesterton e seu livro perspicaz: Ortodoxia.
Tenho me beneficiado indescritivelmente de Jonathan Edwards, e ele era um Congregacionalista pós-milenista e que batizava infantes.
(...)
Então, a resposta é um fácil “sim”. Nunca li um autor fora da Bíblia com o qual eu concordasse em tudo.
E existem autores que são mais úteis ou menos úteis, dependendo do tipo de erros, o quão insistentes eles são com esses erros, e o quanto estes contaminam os seus escritos.
John Piper
Traduzido por Saulo Rodrigo do Amaral
Artigo original extraído do site Desiring God.
2 Comentários:
Sábio comentário do Piper. Que Deus continue abençoando o ministério deste irmão que tanto tem sido usado por Deus em minha vida!
Abraços a todos...
Uau!! Excelente - É assim que temos que ler mesmo os melhores como os Puritanos, Reformadores... Como diz Lloyd-Jones, nós não cremos em Papa, nem em Papas - Sola Scriptura!
Postar um comentário