segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Férias

Comos vocês devem ter notado, o blog está meio parado nesses dias. Estamos de férias e as viagens impedem o blog de ter uma atualização mais frequente. Eu, por exemplo, estou em Minas Gerais. A família de minha esposa é daqui. Nós moramos em Florianópolis. Então, já é praxe viajarmos para cá nesta época do ano, curtir um pouco a fazenda, ficar lendo por horas... e comendo boa comida.

Trouxe alguns livros para ler neste período: Um Estudo em Vermelho, o primeiro romance de Sherlock Holmes; O Médico e o Monstro, do Stevenson; Sansão e sua fé, do Vincent Cheung; uma biografia do George Whitefield, do Arnold Dallimore; Humildade, do C. J. Mahaney; e A Renovação do Coração, do Dallas Willard.

Desses todos, li O Médico e o Monstro e estou acabando do ler Sansão e sua fé. O primeiro livro é um clássico mundial. Gostei bastante do tema: a maldade inata do homem versus sua consciência. Por mais que o homem sem Deus seja inapto para fazer o bem, sua consciência o julga. Ou ele se arrepende e se volta para Deus através de Jesus, ou tenta fazer "boas obras" para se justificar. Logo vê que constantemente quebra essa lei da sua consciência e tem de lidar com o problema. A "solução", muitas vezes, é criar uma máscara, permanecendo o homem em seu íntimo extremamente depravado, mas, em seu exterior, com uma aparência de gentileza e decência. Creio que muito do que o autor escreveu veio de sua própria experiência, pois Stevenson foi criado em uma família supostamente cristã, mas que não vivia de acordo com o que pregava. Após algum tempo, deixou de lado as crenças da família e caiu de vez no mundanismo. No entanto, suas obras são cheias de alusões a temas religiosos. Mais especificamente, Stevenson, por ter tido uma educação calvinista (seus pais eram presbiterianos), toca bastante no tema da depravação do homem. Vale a pena ler esse livrinho.

O livro sobre Sansão é muito bom, também! Cheung é muito claro e desafiador. Vale a pena ler tudo o que ele escreve. A editora Monergismo está de parabéns. Mais tarde, se der, posto algo sobre esse segundo livro, assim que acabar, e sobre os outros que lerei. No mais, boas férias e um ano novo repleto do conhecimento de Deus.

1 Comentário:

Jair Kunzler disse...

Cuidaremos de Florianópolis pra você, rsrs

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO