terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Você tem honrado o Espírito Santo?

Honramos o Espírito Santo ao reconhecer sua obra e confiar nela? Ou o desprezamos ao ignorar essa atuação e assim desonrar não só o Espírito, mas o Senhor que o enviou?

Com relação à fé: Reconhecemos a autoridade da Bíblia, o Antigo Testamento profético e o Novo Testamento apostólico que ele inspirou? Nós o lemos e ouvimos com a reverência e receptividade devidas à Palavra de Deus? Se não o fazemos, desonramos o Espírito Santo.

Com relação à vida: Aplicamos a autoridade da Bíblia e vivemos por ela, sem nos importar com o que possam dizer contra ela, reconhecendo que a Palavra de Deus tem propósito, não pode deixar de ser verdadeira e que ele manterá sua palavra? Se não o fazemos, desonramos o Espírito Santo, que nos deu a Bíblia.

Com relação ao testemunho: Lembramo-nos de que apenas o Espírito Santo pelo seu testemunho pode tornar autêntico o nosso? Esperamos que ele o faça e confiamos que ele o fará, demonstrando realmente nossa confiança, como Paulo o fez, abstendo-nos de demonstrações de sabedoria humana? Se não agirmos assim, desonraremos o Espírito Santo. Podemos ter alguma dúvida de que a atual esterilidade na vida da Igreja é o julgamento de Deus sobre nós pelo modo como temos desonrado o Espírito Santo? E, neste caso, que esperança podemos ter de sua remoção, até que aprendamos a louvar o Espírito Santo em nossos pensamentos, nossas orações e na prática? "Ele testemunhará..."

"Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas."

J.I. Packer - extraído do livro O conhecimento de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO