terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Apologética na Internet

Hoje resolvi postar algumas dicas de sites que podem ser de grande ajuda para os cristãos que procuram aprender mais sobre apologética.

Antes das dicas, é importante que seja esclarecido, muito rapidamente, o que significa o termo.

O versículo-chave para esse ofício está em 1 Pedro 3:15:

“... antes, santificai a Cristo, como Senhor em vosso coração; e estai sempre preparados (v. Mt 22:37) para responder (apologia) com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão (logos[1]) da esperança que há em vós”.

Note-se que a palavra traduzida por “responder” é apologia, que significa defesa. Para nós, cristãos, significa, especificamente, a defesa da fé cristã. Não é uma resposta sem pé nem cabeça, mas denota uma resposta bem elaborada, racional e bem fundamentada. Por isso é muito importante que estejamos sempre atentos e prontos para dar uma boa resposta a todo aquele que pedir a razão da nossa fé, ou seja, do Cristianismo. Isso demanda conhecimento da Palavra e das doutrinas cristãs, bem como uma boa noção do nosso contexto cultural.

Os sites que mais gosto são os seguintes:

Bethinking – O site é muito bom. Lá você vai encontrar materiais em áudio, texto e, às vezes, em vídeo. Os colaboradores são excelentes. Dentre eles estão Ravi Zacharias, William Lane Craig, J. P. Moreland etc. São filósofos cristãos e teólogos de alto calibre.

ELF Resources – o site é elaborado em parceria com o bethinking. É excelente também!

Peter Kreeft – Esse cara é uma figura. É um professor de filosofia da Universidade de Chicago e católico carismático. Vale a pena ler e ouvir suas aulas. O cara é muito bem-humorado e a suas aulas são excelentes. Para quem gosta de Lewis e Tolkien, ele tem vários estudos sobre os dois autores e seus livros... ah, ele deve ter uns 65 anos e ainda surfa!

Reasonable Faith – É um site mantido pelo Dr. William Lane Craig, um dos principais filósofos cristãos da atualidade. Ele tem a vantagem de ser super acadêmico. Tem vários debates com filósofos ateus, muçulmanos... Seus livros são verdadeiras obras de filosofia. Aconselho para quem quer se aprofundar em filosofia cristã e refutar as doutrinas do pós-modernismo.

Norman Geisler – Talvez um dos mais conhecidos apologistas cristãos dos nossos dias. No site dele tem alguns materiais muito bons.

Apologia – Finalmente um site em português, rsrs! Aqui você vai encontrar alguns artigos traduzidos de William Lane Craig, JP Moreland, Peter Kreeft. Vale a pena conferir.

AreópagoSite em português com vários artigos e vídeos sobre apologética.

Centro Apologético Cristão de Pesquisas – Esse site é bem legal, principalmente por se dedicar à parte das seitas, como Testemunhas de Jeová, Universal, Mórmons...

Enfim, esses sites são os que eu lembro de cabeça. Com certeza deixei vários de fora, mas, para quem quer começar a estudar, já é um ótimo começo.

Outro dia recomendo alguns livros de teologia e apologética.

Ah, mais uma coisa: quem quiser dicas sobre como achar milhares de áudios, vídeos de palestras etc. do Ravi Zacharias, Craig, Moreland... pode deixar um recado com o email que eu posso ajudar.

[1]Mesma palavra usada para “Verbo” em João 1. Significa também “lógica”.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO