sexta-feira, 19 de março de 2010

Provérbios: um mini-guia para a vida

Em meu tempo de leitura bíblica diária do ano passado, li todo o capítulo 3 de Provérbios, uma passagem que tenho estudado e sobre a qual tenho pregado durante muitos anos. Mas, durante essa leitura, percebi que do versículo 3 ao 12 nós temos todos os temas do restante do livro e, portanto, um mini-guia para uma vida fiel. Existem cinco coisas que compõem uma vida sábia e piedosa. Elas funcionam tanto como um meio para você se tornar sábio e piedoso, assim como também são sinais que indicam que você está crescendo nesse estilo de vida.

1. Coloque a sua mais profunda confiança em Deus e na Sua graça. Recorde-se todos os dias do Seu amor incondicional e pactual por você. Não coloque as suas esperanças, em vez disso, em ídolos ou em seu próprio desempenho.
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração. E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem. Confia no SENHOR de todo o teu coração (Prov 3:3-5a).
2. Sujeite toda a sua mente às Escrituras. Não pense que você sabe mais do que a Palavra de Deus. Aplique-a em todas as áreas da sua vida. Seja uma pessoa submissa a Deus.
Não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. (Prov 3:5b-6)
3. Seja humilde e ensinável pelos outros. Seja perdoador e compreensivo quando o que você quer é criticá-los; esteja pronto para aprender com os outros quando eles são críticos com você.
Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal. Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos. (Prov 3:7-8)
4. Seja generoso com todos os seus pertences, e apaixonado pela justiça. Compartilhe o seu tempo, talento e riquezas com quem tem menos.
Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. (Prov 3:9-10)
5. Aceite as dificuldades e o sofrimento e aprenda com eles. Através do evangelho, reconheça-os não como como castigo, mas como um meio para o seu aperfeiçoamento.
Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. (Prov 3:11-12)
Ao meditar nesses cinco elementos – arraigar-se na Sua graça, obedecer e encontrar deleite em Sua Palavra, ser humilde perante outras pessoas, ser generoso sacrificalmente em favor do próximo, e firme em meio às provações – pensei em Jesus. O Novo Testamento nos diz que, de fato, a 'sabedoria divina' personificada do Antigo Testamento é verdadeiramente Jesus (Mateus 11:19). E percebi que a) Ele demonstrou a máxima confiança em Deus e foi fiel a Deus e a nós indo para a cruz, b) Ele era moldado e saturado pela Escritura, c) Ele era manso e humilde de coração (Mateus 11:28-30), d) Ele, sendo rico, se fez pobre por nós, e) Ele suportou o sofrimento por nós sem reclamar. Podemos crescer nesses cinco pontos apenas se sabemos que somos salvos por uma graça custosa. Isso mantém você afastado dos ídolos, da auto-suficiência e orgulho, de ser egoísta com as suas coisas, e de desmoronar ante as dificuldades. Jesus é a sabedoria personificada, e crer em Seu evangelho traz essas qualidades de caráter em sua vida.

Ao longo de várias semanas tenho passado meu tempo orando por essas cinco coisas para a minha família e para os líderes de minha igreja. Não há melhor maneira de infundir essas cinco grandes coisas em seu próprio coração do que orar intensamente para que elas aconteçam na vida daqueles que você ama.

Tim Keller

Traduzido por Saulo Rodrigo do Amaral

Extraído do site The Gospel Coalition

Para fazer o download do artigo clique aqui.

1 Comentário:

claudiopimenta disse...

Otimo texto

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO