terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Estudar teologia não é algo prático?

Outra opinião infundada e irracional é aquela que diz que teologia não é algo prático, e é por isso que devemos relegá-la a um segundo plano. Nada poderia ser mais tolo, e mesmo blasfemo, pois, visto que teologia é o estudo da Palavra de Deus, as pessoas estão dizendo, em última instância, que estudar a Palavra de Deus não é algo prático. Essas pessoas precisam definir o que é algo "prático", e provar que somente as coisas práticas são valiosas. Supondo que por prático eles querem dizer algo que transforma e dá direção à nossa vida, como o estudo da Palavra de Deus pode não ser prático? Ela prescreve o que devemos pensar, agir, orar, adorar, como devemos trabalhar, criar os nossos filhos etc.

Vincent Cheung, em Sobre o Bem e o Mal

2 Comentários:

Benjamim Voser disse...

Interessante o comentário. Acho que quando as pessoas falam isso elas estão dizendo a respeito da teologia ``presa`` das denominações, que variam e promovem, por vezes uma visão muito particular da Bíblia; mas de certa maneira todos os crentes amantes e estudiosos da palavra fazem teologia( estudam e leem a Bíblia) e procuram mesmo até seminários para estarem mais embasados na sua fé.


Parabéns pelo blog!

Saulo R. do Amaral disse...

Sim, pode ser esse o caso. Mas, nesses dias de anti-intelectualismo, creio que muitos dos comentários que são feitos relegam qualquer tipo de estudo teológico ao segundo plano. Preferem as experiências místicas e odeiam quando alguém os confronta com doutrina bíblica, mostrando que a prática deles está errada. Segundo eles, isso "limita" o Espírito. Um abraço! Obrigado pelo comentário.

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO