segunda-feira, outubro 26, 2009

"Deus me disse..."

A frase "Deus me disse" já virou um clichê no meio evangélico. Eu mesmo já presenciei várias "profetadas" que não se concretizaram, desde sexo de bebês a palavras gerais para a igreja. Quem sabe a meditação nos versículos de Jeremias, capítulo 23, e Deuteronômio 18, nos deixe mais temerosos ao envolvermos o nome de Deus para validar nossas próprias ideias e impressões.

Jeremias 23: 29-32. Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR, e martelo que esmiúça a penha? Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. Eis que eu sou contra esses profetas, diz o SENHOR, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o SENHOR, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o SENHOR.

Deuteronômio 18:20-22. Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.

Tenhamos mais zelo... e temor!

Obs: a passagem de Deuteronômio foi muito bem lembrada pelo irmão Danilo Neves, nos comentários.

4 Comentários:

Ednaldo disse...

Aparentemente muitos precisam aprender a não usar o nome do Senhor em vão.

Danilo Neves disse...

"Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto.Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou?Sabe que, quando esse profeta falar em nome do SENHOR, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele." Dt 18.20-22

Elizeu Rodrigues disse...

Como achamos que somos salvos pela graça em Jesus, vivemos isso em nossas igrejas e jamais questionamos. Esquecemos que o povo judeu também era crente, achava que era salvo por RASHEM, e que aguardavam seu poderoso messias para os redimir de suas opressões. O profeta Jeremias advertiu e não foi ouvido pela maioria que comandava a vida religiosa da nação. Deus falou:

"E o que farei depois disso, se o meu povo assim deseja? (Je 5.31)"

Hoje se repete. Por isso Deus escolhe os seus, como fez na idade média.

otdx disse...

*Ha Shem

Postar um comentário

  ©Orthodoxia 2006-2017

TOPO