quarta-feira, 30 de setembro de 2009

John Piper e Romanos 9

Eu estava de licença das minhas aulas no Bethel College. Meu objetivo com essa dispensa era estudar Romanos 9 e escrever um livro que estabeleceria, em minha própria mente, o significado desses versículos. Após seis anos dando aulas e encontrando vários estudantes, em cada classe, prontos para não levar em conta a minha interpretação desse capítulo, por uma ou outra razão, decidi que teria que dedicar oito meses para estudá-lo. O desfecho dessa licença foi o livro The Justification of God. Eu tentei responder a cada objeção exegética contra a absoluta soberania de Deus em Romanos 9 que fosse importante.

Mas o resultado daquela licença foi totalmente inesperado – pelo menos para mim. Meu objetivo era analisar a Palavra de Deus tão de perto e interpretá-la tão cuidadosamente que eu pudesse escrever um livro que fosse persuasivo e resistisse ao teste do tempo. O que eu não esperava era que, nesses seis meses de análise de Romanos 9, o próprio Deus falasse comigo tão poderosamente que eu fosse pedir demissão de meu trabalho no Bethel College e me colocasse à disposição da Conferência Batista de Minnesota, caso houvesse uma igreja que me quisesse como pastor.

Resumindo, aconteceu da seguinte forma: eu tinha 34 anos de idade. Tinha dois filhos e um terceiro estava a caminho. À medida que eu estudava Romanos 9, dia após dia, comecei a ver um Deus tão majestoso, tão livre e tão absolutamente soberano que minha análise transformou-se em louvor e o Senhor disse, realmente: “Eu não serei simplesmente analisado; eu serei adorado. Eu não serei simplesmente ponderado; eu serei proclamado. Minha soberania não é simplesmente para ser examinada com cuidado, é para ser anunciada. Não é algo proveitoso para discussão; é o evangelho para pecadores que sabem que sua única esperança é o triunfo da graça soberana de Deus sobre sua vontade rebelde.” Foi quando a Igreja Batista Bethlehem contatou-me, perto do fim de 1979. E eu não hesito em dizer que, por causa de Romanos 9, eu deixei de dar aulas para tornar-me um pastor. O Deus de Romanos 9 tem sido a rocha firme de tudo o que tenho dito e de tudo o que tenho feito nos últimos 22 anos.

John Piper

Extraído do texto do sermão The Absolute Sovereignty of God: What Is Romans Nine About?

Tradução:
Saulo Rodrigo do Amaral

2 Comentários:

Jair Kunzler disse...

Muito legal essa experiência própria do Piper. Mostra que verdadeiramente ele foi conduzido pelo Espírito de Deus e teve revelação plena da Palavra. Glória a Deus. Quie nosso coração possa ansiar pelo Deus das Escrituras

Ricardo Mamedes disse...

Estou seguindo este blog. Convido-o para me fazer uma visita (www.ricardomamedes.blogspot.com)

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO