quarta-feira, 20 de maio de 2009

O Que Você Pensa Sobre Calvinismo?

Se você pensa em um calvinista como alguém inflexível, dogmático, censurador e disposto a proferir maldições contra todos os que dele discordam, espero que eu não seja esse tipo de pessoa. Quanto à doutrina que alguns estigmatizam com o nome de calvinismo, não posso evitar esse apelido severo, enquanto creio em tais doutrinas. Parece não haver um ponto intermediário entre o defendê-las e o não defendê-las; entre o atribuir a salvação à vontade do homem ou ao poder de Deus; entre a graça e as obras (Rom 11.6); entre o ser achado por Deus tendo a justiça de Cristo ou a minha própria justiça (Fil 3.9).

As graves conseqüências freqüentemente atribuídas a doutrina calvinista realmente fazem parte dela? Eu teria muito a responder em favor dessa doutrina, se eu mesmo a tivesse inventado ou se a tivesse recebido do próprio Calvino. Mas, visto que a encontro nas escrituras, eu a aceito com alegria e deixo que o Senhor vindique sua própria verdade e seus próprios caminhos de todas as acusações que tem sido lançadas sobre eles.

John Newtom. Revista Fé Para Hoje, Edição 09/2001.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO