quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram...

Agora, eu não gosto quando pregadores e teólogos citam uma declaração da Bíblia que parece conduzir a uma certa direção, quando a mesma Bíblia imediatamente responde isso a fim de apontar a direção oposta. Uma das melhores ilustrações é 1 Coríntios 2:9, que diz: “Todavia, como está escrito: ‘Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam’”. Muitas pessoas simplesmente param aqui, e isso dá a impressão oposta do que Paulo está dizendo, pois ele continua: “MAS Deus o revelou a nós por meio do Espírito” (v. 10).

Nós sabemos o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Nenhum olho tinha visto, mas Deus o revelou. Nenhum ouvido tinha ouvido, mas Deus o fez conhecido. Nenhuma mente o concebeu, mas Deus nos ensinou. Como? Por seu Espírito. Esse é o ponto, de forma que se não formos citar o versículo 10, então não devemos citar o versículo 9 também. A passagem não afirma mistério, mas conhecimento; não afirma algo oculto, mas a revelação.

Vincent Cheung, em O Ministério da Palavra

6 Comentários:

Danilo Neves disse...

Muit boa, simples e didática postagem. Gostei mesmo! Recentemente li 1Co 2.9 em uma convite de casamento, rsrs... Os noivos, além de não citarem o vs. 10, certamente ficaram mais entusiasmados com o fator misterioso do vs. do que o ensino do apóstolo Paulo como um todo.

Esse post ilustra uma realidade: lemos a Bíblia conforme o meu querer. É a famosa e destrutiva hermenêutica de conveniência.

Abç a todos.

Graça e paz, em Jesus, o Filho de Deus. Amém!

Soli Deo gloria.

Anônimo disse...

É regrinha da hermeneutica, até quando vão ingnorar o contexto, esse povo ta lendo a biblia em caixinha de promessas, não tem o contexto só tem o vesiculo chave.

Abraço
Alan C. Corrêa
www.leidosentidocomum.blogspot.com

LuidiannyLiima disse...

Leiia o 11 queridoo...

Saulo R. do Amaral disse...

Leia o 12, querida.

Jair Kunzler disse...

Isso, o texto continua, não pára no 11. Leia o 12, o 13, o 14 e etc...rs

Anônimo disse...

kkk

eu poderia até cometer a gafe de dizer q a Bíblia tanto salva como condena

mas aposto q vincent cheung ia me chamar de idiota e dizer

a bíblia salva, mas a pecaminosidade do homem q não o permite compreende-la corretamente, condenando-o por sua própria ignorância...

Cheung é o cara...

Deus é tudo e nós somos nada!!!...

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO