sábado, 26 de julho de 2008

Mashiach ben Yosef

Texto em pedra fala da morte e resurreição do Messias 'ben Yosef'Fiquei sabendo, através do Observatório Bíblico, sobre um achado arqueológico bastante interessante.

Trata-se de um texto apocalíptico inscrito em pedra, acredita-se do século I antes de Cristo, que parece falar da ressurreição de um messias (Mashiach ben Yosef) três dias após sua morte. A descoberta está sendo chamada de algo como: “manuscrito em pedra” do mar morto.

A tradição judaica fala de “dois” messias: Mashiach ben Yosef (Messias filho de José) e Mashiach ben David (Messias filho de Daví); ou, como também é entendido, dois aspectos de um único Messias. O ben Yosef como “o servo sofredor” e o ben David como o Messias glorioso que reinará no milênio.

No Talmud encontramos essa distinção:

“Rabi Alexandre disse: Rabi Yehoshua Ben Levi apontou uma contradição. Como está escrito, em seu tempo [o Messias virá], enquanto também está escrito, Eu [o Senhor] apressarei isto! — se eles merecem, Eu apressarei isto: se não, [Ele virá] no seu devido tempo. Rabi Alexandre disse: Rabi Yehoshua opôs dois versos: como está escrito: E vede, um como o filho do homem sobre as nuvens do céu enquanto [de outro modo] está escrito: [vede, Seu Rei vem a ti…] humilde e montado sobre um jumento — se eles merecem, [Ele virá] nas nuvens do céu; se não, humilde e montado sobre um jumento.” (Talmud bavli, Sanhedrin 98a)

E mais especificamente sobre o ben Yosef:

“A terra pranteará. Qual é a razão deste lamento? Rabi Dosa e os rabis diferem sobre isso. Rabi Dosa diz: (Eles lamentarão) sobre o MESSIAS QUE SERÁ ASSASSINADO, e os rabis dizem: Eles lamentarão sobre a Má Inclinação a qual será morta (nos dias do Messias). Isto está de acordo com aquele que explana que a causa (do lamento) é o ASSASSINATO DO MASHIACH BEN YOSEF, Pois concorda com o verso da Escritura: Olharão para mim, a quem trespassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único.” (Talmud bavli, Suká 52a)

O interessante do novo achado é que seria a mais antiga referência ao Mashiach ben Yosef; a única, até o momento, anterior ao nascimento de Jesus. E que ele seria ressuscitado três dias após ter sido morto.

Para se inteirar mais, leia as matérias:
Texto em pedra fala da ressurreição do Messias décadas antes de Jesus
Ancient Tablet Ignites Debate on Messiah and Resurrection

1 Comentário:

Anônimo disse...

Yeshua haMashiach

Postar um comentário

  ©Orthodoxia desde 2006

TOPO